quinta-feira, 5 de agosto de 2010

IT nightmares

Um dos programas de TV mais divertidos dos últimos tempos é o Kitchen Nightmares, no qual o chef Gordon Ramsay visita restaurantes à beira do precipício e tenta retorná-los à lucratividade.

Invariavelmente, os problemas são causados pelo dono, pelo cozinheiro-chefe ou por ambos. Os temas mais comuns são a falta de higiene, a falta de coordenação entre os cozinheiros e pratos desnecessariamente complicados. Com freqüência, há um funcionário promissor sendo ofuscado pela teimosia dos líderes.

Eu sonho em ver um IT Nightmares! Um CIO experiente vai visitar CPDs e colocá-los no rumo. Haverá uma série de embates até o chefe convencer-se de que está complicando as coisas e impedindo sua talentosa equipe de brilhar.

O papel do cozinheiro-chefe teimoso e complicado vai ser preenchido pelo arquiteto multi-certificado e suas infinitas camadas, frameworks e arquivos de configuração.

O chef Ramsay insiste em criar pratos "simples e honestos" que, quase sempre, são mais baratos e, por isso, mais lucrativos. Pois, eu torço por soluções simples e honestas. Os sistemas não precisam resolver todos os problemas presentes e futuros; eles precisam resolver com eficiência os problemas de hoje. Quem sabe quais serão os problemas de amanhã?!

Na informática, já vi muitos finais desastrosos. Uma vez dentro de uma situação complicada, é difícil achar tempo e meios de resolvê-la com inteligência. Refletindo sobre projetos passados, pude ver claramente os erros, mas somente meses depois. Quem olha de fora, sem estresse e sem pressão, pode analisar melhor a situação.

Em alguns casos, teria sido ótimo ver o Gordon dar uns tabefes no chefe!

Um comentário:

  1. Teu post tem tudo a ver com a demanda que recebi hoje: recebi há pouco a especificação de algo que tem que estar no ar na segunda. E eu ainda não consegui sequer entender a especificação. Por favor, pede pro Chefe Gordon de TI vir aqui!

    ResponderExcluir